Resultados

Motivação:

O projeto Niara em sua primeira 1ª fase (fase piloto) teve como motivação a necessidade de uma verificação nos dados pessoais dos discentes cadastrados no banco de dados, sendo o insumo desta motivação: 

  • Adequação da UNEB  Lei Geral de Proteção de Dados 19.709/18, que versa:
    Sobre a qualidade dos dados;
    Sobre o compartilhamento de dados (avaliações externas, obrigações legais).
  • Uso dos dados em projetos da universidade;
  • Atividades acadêmicas (emissão de diploma, eleições).

Atores envolvidos:

O Departamento de Ciências Humanas III (DCH III) e o Departamento de Ciências Exatas e da Terra II (DCET II) foram os departamentos envolvidos para a atuação no projeto Piloto. O Escritório de Processos e Projetos – EPP foi o idealizador do projeto, que contou com a participação da Gerência de Informática – GERINF para transformar a ideia em realidade. 

Processo Metodológico: 

O projeto deu inicio com um estudo de viabilidade técnica, através da plataforma de robotização pela equipe do EPP. Por meio dessa análise foi indentificado a necessidade de envolver um recurso técnico da área de tecnologia, assim foi realizada uma apresentação para a equipe da GERINF, que compreendeu a importância do projeto e disponibilizou um integrante de sua equipe para atuar em conjunto com o EPP. Com a equipe formada,  a ideia foi ganhando forma.  

Após o desenvolvimento e alguns testes práticos, a próxima etapa foi apresentar o projeto aos departamentos, com o intuíto de convidá-los para uma rodada teste, o que seria denominado de Projeto Piloto. Alguns departamentos foram convidados para participação do projeto piloto. A escolha dos departamentos se deu de forma a contemplar departamentos diversos, incluindo capital e interior, de modo a representar maior diversidade possível. Assim, com a compreensão da importância de uma base de dados qualificada, as gestão do Departamento de Ciências Humanas III (DCH III), Profª Edonilce Barros e do Departamento de Ciências Exatas e da Terra II (DCET II), Profª Érica Macedo aceitaram o desafio de participarem de um projeto pioneiro para a Universidade. Com a validação da gestão dos departamentos, o próximo passo foi apresentar o projeto e as ferramentas de trabalho às acadêmicas que efetivamente atuariam na atualização da base. Para uma comunicação de forma mais rápida e eficiente foi criado um grupo no teams. 

Para compreender o avanço na melhoria da qualidade de dados, a execução do projeto conta com 4 medições, onde a cada medição o resultado de % de inconsistência da base conforme regras definidas é disponibilizado para as gestoras do projeto: 

  • medição inicial: situação da base no início do projeto;
  • medição intermediária 1: possibilita verificar o avanço na atualização da base considerando a medição inicial; 
  • medição intermediária 2: possibilita verificar o avanço na atualização da base considerando a medição inicial e a medição 1;
  • Medição final: situação da base de dados ao final do projeto.

Em 10/01/2023 o projeto piloto foi concluído com a realização de 4 (quatro) medições.  

Resultados encontrados:  

O resultado alcançado da primeira para a segunda medição já evidenciou o engajamento da equipe acadêmica na busca pela qualificação. Foi observado uma atuação maior nos ajustes dos dados que independem da atuação do discente, ou seja, a atualização dos dados se deu prioritariamente sobre os dados que foram possíveis atualizar sem o acionamento do discente, seja por autonomia da acadêmica ou através da busca pelo dado do aluno arquivado no departamento. 

Algumas das situações reportadas foram: 

  • Eliminação de caracteres especiais dos campos do sistema onde não cabia a presença do(s) referido(s) caracteres;
  • Atualização da informação conforme atualização realizada no banco de dados. 

Da segunda para a terceira medição e da terceira para a quarta e última medição o comprometimento com a busca pela qualificação da base foi mantido reduzindo ainda mais o % de inconsistência quando comparado aos meses anteriores, conforme gráficos abaixo:  

Com base na análise dos dados acima, é possível observar a redução do % de inconsistência de um mês para o outro. 

Próximas etapas:

Com a conclusão do projeto piloto, encerrando o ciclo de validação do projeto, uma nova fase se inicia a partir de Março/2023: Projeto Niara para todos os departamentos. 

O projeto propõe a divisão em 3 blocos de medição semestral, onde a cada semestre serão monitorados os departamentos do semestre vigente + os departamentos do semestre anterior. Para o DCET II e o DCH III, o projeto piloto se encerra, mas a rotina de monitoramento continua, pois é objetivo institucional que ao final do projeto o processo de monitoramento continue, com a finalidade de ser mantida a qualificação dos dados.