Projeto Piloto

Percurso

A Niara é um robô desenvolvido pela equipe técnica da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), através do Escritório de Processos e Projetos  (EPP) e da Gerência de Informática (GERINF), utilizando uma combinação das ferramentas Microsoft Power Automate Desktop e Power Query. 

O EPP iniciou os estudos da tecnologia RPA em outubro de 2021, além de avaliar quais ferramentas institucionais já estavam disponíveis para a equipe técnica sem necessidade de contratações adicionais, buscando melhor aproveitamento dos recursos já existentes na universidade, assim optamos pela ferramenta Microsoft Power Automate Desktop. 

Em dezembro de 2021 foi realizado um teste de viabilidade através do desenvolvimento de um fluxo robotizado de um processo interno da rotina do EPP, simulando o registro de chamados técnicos em uma ferramenta de Service Desk. 

Após o teste de viabilidade o EPP buscou em parceria com a GERINF disponibilizar uma equipe técnica da área de tecnologia dedicada ao projeto, para conduzir o desenvolvimento do fluxo robotizado, que iniciou em março de 2022.  

Visando contribuir ao máximo com a universidade e suas atividades finalísticas, foi aprovada a proposta de apoiar a qualificação da base de dados dos alunos através da identificação de inconsistências dos dados cadastrados na base. Optou-se por realizar o Projeto Piloto com dois departamentos da universidade para validar e aperfeiçoar o processo e posteriormente replicar a inovação para os demais departamentos da UNEB. 

Documentação técnica

Para atender o processo de identificação de inconsistências nos dados dos alunos foi necessário agregar ao processo a ferramenta Microsoft Power Query, mantendo o conceito de robotização, onde todas as ações são realizadas por Niara através da ferramenta Power Automate.

A Niara é responsável por consultar uma view atualizada do banco de dados do discentes, realizar a validação de dados através de regras pré-estabelecidas para cada campo utilizando o Power Query, filtrar as inconsistências por Departamento e encaminhar para a Secretaria Acadêmica via e-mail uma planilha contendo as possíveis irregularidades identificadas, para que a equipe possa atuar na correção e qualificação dessas inconsistências. 

 

Regras utilizadas:

  1. Possui duplicatas
  2. Órgão emissor: Deve-se escolher um órgão válido
  3. Qualquer relação diferente da lista do SAGRES seria considerado inconsistente
  4. Possui estado emissor

  1. Possui duplicatas
  2. Verificar se possui @ 
  • Dígitos aceitos para usuário, antes do (@): Letras de A a Z maiúsculos ou minúsculos, números de 0 a 9, ( _ ), (-), e ponto (.)
  •  Os nomes de usuário não podem conter E comercial (&), sinal de igual (=), sublinhado (_), apóstrofe ('), traço (-), sinal de mais (+), vírgula (,), colchetes () ou mais de um ponto final (.) consecutivo ou qualquer caractere que não esteja contemplado no item acima

3. Possui no mínimo 1 caractere antes do @

4. Deve conter (.) depois do domínio e uma extensão (Ex: org, br...)

5. Deve conter um domínio (Ex: gmail, yahoo...)

  1. Idade mínima de 15 anos
  2. Idade máxima de 100 anos

  1. Deve conter 8 dígitos
  2. DDD deve ser preenchido no seu devido campo
  3. São aceitos apenas números, sem caracteres especiais

  1. Deve conter 9 dígitos e começar pelo número 9
  2. DDD deve ser preenchido no seu devido campo
  3. São aceitos apenas números, sem caracteres especiais

  1. Possui informação (não está em branco)

  1. Possui informação (não está em branco)

  1. Possui informação (não está em branco)

  1. Possui informação (não está em branco)
  2. Possui formação nível fundamental
  3. Possui informação “desconhecida”

  1. Possui informação (não está em branco)
  2. Não possuir menos que 12 dígitos
  3. Não possuir mais de 12 dígitos
  4. Não possuir caracteres especiais
  5. Verificar duplicados; 

Departamentos Piloto